quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pessoas sentadas

Em 2008, numa conversa regada a cerveja e besteira com o über artista Zé Otavio, decidi tomar vergonha na cara e começar a trabalhar de verdade num sketchbook. Claro, demorei pelo menos uns 5 ou 6 meses até realmente COMEÇAR a desenhar no infeliz (e mais tempo ainda pra acabar) e se tem uma coisa que eu descobri rapidinho é:

Seres humanos normais são um imenso fracasso como modelos vivos.

Quer dizer, a menos que você esteja pagando para um(a) profissional de verdade, são grandes as chances de que você não tenha mais do que alguns minutos para capturar a essência de uma pessoa. A verdade é que uma pessoa comum não fica parada em pé mais do que 30 segundos na mesma posição (esperando para atravessar a rua, por exemplo), então, das duas uma: ou você transforma a sua sessão de sketching na rua numa imensa sucessão de desenhos de curtíssima duração, ou...

... Começa a desenhar pessoas sentadas :D.

Pessoas sentadas geralmente estão esperando alguém, bebendo o seu chope ou cortando o cabelo
(esse é o meu irmão, aliás), claro, nem sempre o "felizardo" fica por mais do que três ou quatro minutos na mesma posição (ou numa bem parecida), mas já é um começo.

Caneta Sakura Pigma 02 e Tombow Dual Brush


Caneta Sakura Pigma 02 e Tombow Dual Brush

Caneta Sakura Pigma 02 e Tombow Dual Brush


2 comentários:

  1. Maneiro Marcus! A tombow é bem legal por essa característica de poder ser borrada com água (ou com o dedo e saliva, como já me peguei fazendo)

    É legal arrumar uns tons que se complementem bem e misturar os dois, um quente e um frio - você vai se pegar descrevendo volume com só 3 ferramentas rapidamente.

    ResponderExcluir
  2. Hmm.. o meu comentário resposta desapareceu (ou simplesmente não apareceu, claro).

    Enfim, resumindo: ultimamente no meu trabalho "regular" (isto é, 3D e pixel art) eu tenho notado que eu trabalho com valores pouco contrastantes, o que geralmente leva a poucas áreas de interesse na arte (e aí eu tento compensar "bombando" nas cores primárias).

    O que é ótimo para gerar poluição visual, mas não é muito eficiente quando você QUER dar uma primeira leitura mais interessante.

    O meu exercício atual(que foi inspirado por uma postagem sua mais antiga) é justamente isso: tentar resolver a ilustração com valores mais contrastantes, pra criar planejadamente áreas de interesse visual.

    (deuses, parece que o comentário foi criado por um daqueles geradores de lero-lero... :D)

    ResponderExcluir